terça-feira, 27 de abril de 2010

OFICINAS - MODOS DE APRENDER

"As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por
meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos
do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo".
Rubens Alves, em Cenas da Vida. Saber considerar cada pessoa, sua cultura, o modo de como compreendem e resolvem os desafios é saber valorizar as multiplas inteligências de cada um.
O desenvolvimento das inteligências são procedimentos de ensino com conteúdos possíveis e orientações didáticas articuladas, para desenvolver as habilidades e valores no tempo dos alunos.
Para organizá-las Gardner teorizou as sete inteligências:
1. Inteligências Lingüísticas: característica dos poetas;
2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ;
3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de
manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.);
4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ;
5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar
produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.);
6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores,
Políticos, Professores, etc.);
7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de
formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar
efetivamente na vida.
Para Gardner o propósito da escola deveria ser o de desenvolver essas inteligências e
ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos de ocupação adequados ao seu espectro
particular de inteligência. Gardner propõe uma escola centrada no indivíduo, voltada para
um entendimento e desenvolvimento ótimos do perfil cognitivo do aluno.
Alunos estudando

Nenhum comentário: