terça-feira, 23 de setembro de 2008

Comunidades Virtuaisa

Comunidades Virtuais emergem na educação para abrangir conhecimentos, numa teia coletiva de saberes socializados ,repensados,refletidos,reproduzidos e avaliados com um novo pensar. Estreita distância, num entrelaçado de conexões intelectual deseres humanos virtuais.
Rizolene Pereira da Silva. 23/09/08.

7 comentários:

JuLuar disse...

Além da teia coletiva de saberes acrescentaria que os membros de uma comunidade cuida uns dos outros,pelo fato de estarem cada vez mais interconectados.

Abraços,

Júlia

Bonilla disse...

Olá Rizolene,
quanta economia de palavras!!!! Vamos deixar as idéias fluirem, escrever mais, trazer elementos novos para o debate. Lembre-se que vcs devem colocar aqui os pontos comuns aos 4 textos lidos. Então, tem muita coisa para refletir. Estamos aguardando....

eliana tomaz disse...

Realmente, não só as comunidades mas tudo que se referem a educação abrangem conhecimentos ,estes que são construidos individualmente e coletivamente perpassando por uma socialização de saberes,saberes no qual devemos pensar ,refletir e repassar virtualmente.

Clébia Figueiredo disse...

As comunidades virtuais tem suas vontagens, como aproximar duas ou mais pessoas que estão a milhas de distância, como dar acesso a outras informações, adquirindo assim novos conhecimentos, além de facilitar e poupar tempo. Mas, não podemos nos esquecer do seu principal objetivo - interação entre os seu componentes.

netinha disse...

Oi amiga,

A aranha por onde passa vai tecendo linhas entelaçando entre os espaços sem que ela se perda naquela dimensão,da mesma forma é as comunidades virtuais que são comunidades tecidas em forma de redes,mas é preciso que participamos mais para não perder o fio que nos entrelaças,beijos.

Rita Cácia Fernandes disse...

RIZOLENE
Gostei do "seres humanos virtuais", e me faz pensar sobre a nossa (in)capacidade de sairmos do nosso porto seguro, e mergulhar no novo, é uma aventura!!!

Sule disse...

Oi Rizolene! Tudo bem querida?
Voltamos nos blogs para acompanhar as produções de vocês. Percebi que não houve muita alteração na tua reflexão sobre comunidades virtuai... Bonilla havia pontuado algumas colocações na postagem anterior, quando estive em Ircê na Atividade Oficina de Computação, eu e Adriane, mostramos que vocês precisam aprofundar mais nas reflexões.

Lembre-se que indicamos quatro textos para leitura, e que você teriam que trazer para reflexão pontos comuns que perpassavam sobre a discussão de comunidades! Querida!!! Esse processo de escrita e reescrita é fundamental para tua formação. Nós trê (eu, Bonilla e Adriane), enquanto professoras que tem acompanhado o caminhar de vocês um pouco distante, só conseguiremos evidenciar suas leituras na medida que estas forem evidenciadas nas reflexões.

E isso não se resume em apenas trazer os autores! É sim, articular, dialogar, mostrar o que a Rizolene entendeu e como pode trazer para fundamentar esse entendimento com os autores.
Compreenda a necessidade de começar a articular teus estudos com tuas reflexões, pois esse processo tanto na atividade Oficina de computação quanto nas outras atividades, tem como finalidade incentivar professores produtores, autores e co-autores de conhecimento e cultura. E os textos que indicamos para leituras não estão imerso no contexto de formação de vocês apenas para ser "mais um no meio da multidão"...
Vamos em frente, ainda temos muitos ciclos pela frente, muito a trocar, a aprender e a construir...
bjinhos
Sule